top of page
Tranzine logo

Edição #1
Londres, 1997

Após um show em Brasília, em 2 de novembro de 1997, a banda Planet Hemp foi presa em flagrante sob acusação de apologia às drogas. O show foi filmado pela Polícia Federal e usado como prova.

Obviamente a mídia caiu em cima (até a revista Veja deu força pro Planet), claro que isso acabou vendendo muita revista, jornal e CD's.

A banda foi solta no dia 6 de novembro e no dia 8 rolou um show em Niterói para o lançamento do selo do ex-Planet Rafael, aproveitei que eles estavam por lá e junto com o vocalista do Offmind, Rodrigo Siqueira, entrevistamos Formigão e Marcelo D2.

TRANZINE PODCAST
DKANDLE_band.jpg

“DKANDLE tece paisagens sonoras transcendentes vibrantes e multicoloridas, misturando texturas Shoegaze difusas e reverberantes, meditações Dream Pop hipnotizantes, tons Grunge lamacentos e tensões Post-punk temperamentais, intensificadas com lirismo comovente e vocalizações emotivas e pensativas”

TRANZINE - Vamos fazer a entrevista?
FORMIGÃO - Não sei...
DIBA (Dash) - Não, não!


T. - Bem, eu sou do Pineapple Popsicle, vulgo PPZ, (e correspondente do Tranzine também!). Mas o que você tá achando do pessoal aqui?
F. - Acho que neguinho tem que beber mais.

T. - Como foi a situação lá em Brasília?
F. - Lamentável... Sabe qual é a parada? Política, política, política. Pegaram a gente como bode expiatório. Infelizmente a lei só existe pra pobre, rico não tem lei, é só isso...

T. - Quanto a questão da liberdade de expressão, o que você tem a dizer sobre o governo tentar impor uma semi-liberdade de expressão?
F. - Se o próximo disco do Planet Hemp falar sobre aborto, será que a Igreja vai cair em cima?...

T. - Como vai ficar daqui pra frente?
F. - Jogar bola, ir a praia, beber cerveja, ver as mulheres, só isso.

T. - E quanto à mary?
F. - Que mary?

T. - Marijuana...
F. - Não fumo.

T. - Falou Formigão, valeu.

Planet Hemp

 MARCELO D2

T. - Já vou te dizendo, não sou polícia que nem o Formigão achou... O que você tem a dizer sobre a deprimente situação em Brasília?
MARCELO D2 - É difícil falar agora, tem que tomar um pouco de cautela porque o processo tá rolando ainda, não dá pra ficar falando muito né cara.

T. - Você tá sabendo que vai ter a passeata terça-feira, acha que vai adiantar alguma coisa ou só é mais uma daquelas passeatas isoladas em razão de uma causa e tal?
M. - Eu não sei se vai adiantar pra causa, mas pro Planet vai ser bom, pra banda ficar mais forte. Daí o pessoal vai ficar sabendo que a gente não tá sozinho.

T. - O pessoal fala de liberdade de expressão mas acho que o delegado quis se promover...
M. - Foi uma operação armada pro cara aparecer no Fantástico e quem pagou o pato foi a gente.

T. - Gabeira é importante?
M. - Pra caralho, Gabeira foi tipo pai, não só politicamente mas como camarada. É um cara bom pra caralho de trocar ideia, um cara inteligente pra caralho. Foi bom pra suportar a barra, pois a vontade que eu tinha era de mandar o cara tomar no cu. Mas não podia se não ia ficar 15 anos lá.

T. - Gabeira sendo político, às vezes é mais importante do que um músico ter ido lá dar força, ele é um cara influente lá dentro...
M. - O cara é deputado, fala melhor que a galera.

T. - Trataram vocês legal, alguma agressão?
M. - Só moral, física não.

T. - O pessoal da MTV, e também quem gosta do som da banda, esteve dando apoio. Como você gostaria de agradecer?
M. - Com todo respeito que eu tenho pela MTV e por todo veículo de comunicação, isso daí vendeu muito jornal, deu muito IBOPE. Eu agradeço muito mesmo ao pessoal da MTV e não a corporação MTV. A gente tem muito amigo lá dentro, Astrid, Rodrigo e mais uma porrada de gente. Agora a corporação ganhou dinheiro com isso, mas quem tava preso era a gente.

EDIT (2024): O juiz Vilmar José Barreto Pinheiro, que mandou prender  os integrantes da banda Planet Hemp em 1997 por apologia às drogas, foi condenado em 2013 à aposentadoria compulsória por ter supostamente recebido propina de R$ 40 mil para conceder liberdade provisória a um traficante em Brasília...

Voce curte o som do Planet Hemp? Deixe um comentário abaixo

página anterior: CARL COX
próxima página: SOYLINT GREEN

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR:

Hemp

HEMP - POR QUE NÃO É LEGALIZADO?
Quais são as utilidades industriais dessa planta? Por que a sua proibição?

Marijuana

MACONHA É REMÉDIO
Sobre o uso medicinal da Cannabis sativa

Timothy Leary

JUST SAY "KNOW"
Última campanha de Timothy Leary sobre as drogas

Tranzine logo

ASSINE PARA ATUALIZAÇÕES
SEJA INFORMADO EM PRIMEIRA MÃO SOBRE NOVAS EDIÇÕES 

Obrigado!

Planet Hemp

TEXTO: Fernando Miranda
ENTREVISTA: Fernando Miranda & Rodrigo Siqueira

bottom of page